quinta-feira, 2 de julho de 2009

Dietas de Low-Carb e Diabetes: Saúde e Economia


Se você tem diabetes, a ingestão de elevadas quantidades de carboidratos aumenta a quantidade de glicose disponível para as células. Este fato influencia também no ganho de peso, pois a glicose excedente vai ser convertida em gordura e armazenada, quando isso acontece a glicemia volta a baixar levando a pessoa a sentir fome.
Além disso, a alta na taxa de glicose no sangue causa uma maior demanda de insulina, hormônio que os diabético tipo I possuem dificuldade de sintetizar e diabetes tipo II tem dificuldade de utilizar.
Outro fato importante que corrobora para adesão de diabéticos às dietas de restrição de carboidratos é a viabilidade econômica, uma vez que diminui a necessidade de insulina adiquirida por medicamentos já que vai haver uma menor quantidade de glicose circulante.
Porém estudos a cerca do assunto ainda não são conclusivos e apesar de pequisas terem mostrado dimuição nas dosagens de insulina necessárias, ainda são muitos os efeitos negativos que uma dieta com alta restrições de carboidrato pode trazer tanto a diabéticos quanto a pessoas com metabolismo normal.

No site a seguir vocês poderão acompanhar relatos de um diabético que aderiu à dieta e comenta sobre seus resultados:
http://www.diabetes-low-carb.org/content/view/14/32/

fonte:
(The Low-Carb Diabetes Plan That Works /Try this safe, easy, and effective diet for both weight loss and diabetes control /By Bettina Newman, R.D., and David Joachim , Bettina Newman, R.D., and David Joachim are authors of Lose Weight the Smart Low-Carb Way (Rodale 2002), the book from which this story was excerpted.)

Postado por: Ísis Garcia, Hugo Alecrim, Camila Vieira e Débora Gurgel.

Um comentário:

  1. Bom dia
    Eu sou diabética tipo 2 estou fazendo a dieta low carb, mais notei que minha glicemia não esta baixando, fazem 02 semanas e eliminei 02 kg mais meu índice glicêmico continua alto, gostaria de saber se isso é normal no começo da dieta.

    ResponderExcluir