quinta-feira, 2 de julho de 2009

Comentando o artigo...

Dietas de Low Carb para pacientes com diabetes tipo 2

De acordo com a análise bioquímica e fisiológica dos dados contidos no artigo "Should patients with diabetes follow a low-carb diet? Before you recommend a low-carbohydrate diet for weight loss, read this review of the effect these diets can have on a patient with type 2 diabetes"* publicado no Journal of the American Academy of Physicians Assistants, chega-se a conclusão de que dietas de baixo carboidrato não são recomendáveis para diabéticos a longo prazo, embora a curto prazo os resultados para perda de peso sejam contundentes.
Os argumentos para tal conclusão serão apresentados a seguir:

  • Dietas de baixo carboidrato tendem a aumentar a porcentagem de massa gorda corpórea devido a alta taxa de gluconeogênese a partir de aminoácidos acarretada por esse tipo de dieta.Ademais,indivíduos que desistem da dieta (que causou perda de massa magra) e ganham peso tem essa situação agravada.Resistência a insulina é agravada por alta adiposidade corpórea,portanto, dietas de baixo carboidrato podem agravar o quadro de diabetes tipo 2.
  • Perda de peso provém de desidratação.Gliconeogênese a partir de aminoácidos acelerada devido ao baixo consumo de carboidratos leva a excreção elevada de uréia, o que pode causar desidratação.Em estudos realizados com dietas de baixo carboidrato,parcela significativa dos indivíduos desenvolveu dores de cabeça que podem ser sintomas de tal desidratação.
  • Aumento do risco de doenças cardiovasculares.Dietas de baixo carboidrato foram relacionadas com aumentos nos valores de colesterol circulante,especialmente LDL-C; é sabido que altos níveis de colesterol na circulação induzem a ocorrência de aterosclerose.Ademais, baixa ingestão de carboidratos está relacionada com aumentos no níveis de homocisteína e fibrinogênio circulantes, substâncias que facilitam complicações cardiovasculares.O baixo consumo de carboidratos também diminui as reservas de antioxidantes, substancias que protegem as paredes das artérias de estresse oxidativo.Portanto, os diabéticos que já têm de 2 a 4 vezes mais chances de desenvolverem doenças cardiovasculares, teriam seus riscos incrementados por dietas de baixo carboidrato.

Há algumas características das dietas de baixo carboidrato que as tornam recomendáveis a diabéticos tipo 2:

  • Redução da glicemia.Baixa ingestão de carboidratos faz com que o corpo tenham consideravelmete menos substrato para obtenção de glicose, o que reduz a glicemia e induz a cetogênse.Níveis glicêmicos elevados são responseis por nefropatias e neuropatias apresentadas por diabéticos, dentre outras patologias.
  • Redução da insulinemia. Dietas low carb estão relacionadas com menor produção de insulina, o que é considerado benéfico para a condição de resistência a insulina apresentada por diabéticos tipo 2.

Portanto, a curto prazo, dietas de baixo carboidrato são benéficas para diabéticos devido a perda de peso e baixas da insulinemia e glicemia.No entanto, a longo prazo, tais dietas podem aumentar as complicações para tal grupo de pacientes.Vale ressaltar que, dado que diabetes é uma doença crônica, um tratamento alimentar para ela deve ser aplicável a longo prazo.

*Dados completos do artigo: JAAPA Outubro de 2007; 20(10): 36-41 ChandlerMJ, Hildelbrandt LA -Appalachian Regional Medical Center, Hazard, Kentucky, USA.







Um comentário: