sexta-feira, 3 de julho de 2009

Não existe um só tipo de carboidrato!


Diferentemente do que muitas pessoas pensam, os carboidratos não podem ser classificados de forma igual e assim serem ingeridos na mesma quantidade na dieta. Existem 3 tipos diferentes de carboidratos: complexos processados, complexos não processados e os simples.

Os complexos processados são os mais saudáveis e por isso devem estra em maior quantidade na dieta. Eles normalmente contém baixo índice glicêmico e são ricos em fibras, minerais e vitaminas. Além disso dão a impressão de saciarem mais a fome e liberam mais vagarosamente a glicose na circulação, influencindo assim na produção e liberação de insulina. Nesse primeiro tipo de carboidrato estão incluídos arroz integral, pão de grãos integrais, milho, inhame, batata doce e aveia, por exemplo.
Os complexos não processados são alimentos que foram submetidos a processos de refinamento . Comparados aos não processados, geralmente têm elevado índice glicêmico (alto teor de açúcar simples), poucas fibras, vitaminas e minerais, além de serem digeridos rapidamente. Estes carboidratos incluem o arroz branco, o pão branco, baguetes e batatas.

O terceiro tipo, carboidratos simples , inclui açúcares de mesa, refrigerantes, algumas frutas e sucos de frutas, doces e sorvetes. São altamente glicêmicos e quase sempre absorvidos imediatamente pelo corpo.

Fonte: Carrie Curtis - nutricionista IFBB
Tradução: Anna Maria Garcia
http://www.jmfbrasil.com.br/nutricao8.asp

Postado por: Camila Magalhães

2 comentários:

  1. Sou leiga, mas, ao que me parece, o texto dos "carboidratos complexos processados" está trocado com o dos "complexos não processados", não?
    abraço,
    Natália

    ResponderExcluir
  2. É uma pena. O blog estava ótimo!

    Se puderem continuem com o trabalho que está bem legal!

    Um abraço!
    Tury
    http://www.dietalowcarb.org/

    ResponderExcluir