quinta-feira, 25 de junho de 2009

As Dietas de “low carb” podem ajudar a tratar a diabetes tipo 2


A revista médica estadunidense “Nutricion and metabolism” publicou uma pesquisa onde foram observadas diferenças entre os efeitos causados por uma dieta de baixo índice glicêmico e de uma dieta na qual os pacientes não tinham restrições calóricas, mas poderiam consumir apenas 20 gramas de carboidrato por dia. Todos os pacientes eram diabéticos e faziam uso de medicamentos. 95% dos pacientes com baixo consumo de carboidratos comemorou a redução do uso de remédios contra 62% dos participantes que passaram a seguir a dieta baseada no índice glicêmico.

Porque isso acontece?
O corpo fragmenta aproximadamente 100% dos açúcares e amidos - dois tipos de carboidratos - em glicose em aproximadamente duas horas.
As proteínas e as gorduras afetam menos os níveis de glicose no sangue do que os carboidratos. Aproximadamente 50% da proteína é eventualmente fragmentada em glicose, geralmente dentro de três a cinco horas. Em torno de 5 a 10% da gordura que você come se transforma em glicose dentro de seis a oito horas. A gordura desempenha um papel na elevação da glicose no sangue pelo bloqueio da ação da insulina, aumentando o tempo que o alimento leva para viajar através dos seus intestinos. Como resultado, a sua glicose no sangue pode não ser inicialmente afetada depois de uma refeição gordurosa, mas horas depois, ela pode subir significativamente. O álcool e os substitutos do açúcar, ou adoçantes, também podem afetar os níveis de glicose no sangue.

Estar acima do peso aumenta a resistência à insulina, tornando mais difícil para os diabéticos controlar os níveis de glicose no sangue e tornando mais provável que pessoas sem diabetes a desenvolvam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário