quarta-feira, 17 de junho de 2009

"Dr. Atkins, o rei da dietas de 'low carb"


O Dr. Atkins, falecido em 2003, deixou para seus seguidores e críticos o seu clássico “Dr. Atkins' Diet Revolution”, o "Atkins for Life", um livro de receitas, um website, uma linha de suplementos e produtos alimentícios e o Atkins Center for Complementary Medicine.
Robert Atkins dizia que reduzindo drasticamente a quantidade de carboidratos ingerida, o organismo seria forçado a queimar a reserva de gordura que possuía e, por isso, o rei da dietas de “low carb” recomendava, na primeira fase de sua polêmica dieta(2 semanas), a ingestão de apenas 20 gramas de carboidrato, o que não representa nem uma fatia de pão integral nem uma maçã.
Depois de passada essa primeira etapa, a quantidade de carboidratos ingerida deve ficar no intervalo de 25 a 90g, equivalente a 10% das calorias usadas pelo corpo.
A dieta proposta por ele funciona, mas até que ponto?

Problemas:
-Dietas radicais normalmente cansam e ao retornar aos seus hábitos alimentares, a tendência é voltar ao peso de antes.
-Por não receber a quantidade de caloria suficiente da fonte de energia preferida do corpo, o organismo degrada as proteínas dos músculos.
-Pode provocar mau hálito, dor de cabeça, falta de disposição e náuseas porque a falta de carboidratos desidrata o organismo e aciona um mecanismo para economizar energia como se estivesse num jejum prolongado.
-O baixo consumo de carboidratos provenientes de frutas, cereais integrais e pães faz com que a dieta fique pobre em fibras, o que causa grande impacto no funcionamento do fígado.
-O excesso de proteínas sobrecarrega a função renal e eleva as taxas de ácido úrico.



Fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/como-perder-peso-com-uma-dieta-de-baixos-carboidratos.htm
Postado por: Camila Magalhães

Um comentário:

  1. Já fiz a dieta livre de carboidratos e perdi em um mês 15 kg.
    Fui obrigada a párar de fazer-la por estar ficando muito magra...
    Só fica um pouco difícil manter o peso, para isso resolvi continuar a dieta durante a semana e no fim de semana comer o que desejar.
    E dessa forma fica muito fácil manter o corpo magro.
    Verônica Moreira
    Psicóloga-Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir