quinta-feira, 11 de junho de 2009

Batalha das dietas

Batalha das dietas


A revista Marie Claire em sua 219º edição (Junho/09) apresentou uma matéria com o tema “Batalha das dietas”. A seguinte matéria aponta estudos feitos por americanos em parceria com pesquisadores israelenses. Os alvos dos pesquisadores israelenses foram três dietas: a de baixo teor de carboidratos, a mediterrânea e a pobre em gorduras. Nos Estados Unidos, cientistas avaliaram as dietas, Ornish, Zone e a do Dr. Atkins (uma das dietas mais famosas de baixo carboidrato).
As cinco competidoras:
•Dieta do Dr. Ornish: propõe que 70% das calorias venham dos carboidratos, 20% das proteínas e 10% das gorduras. É rica em carboidratos complexos (encontrados nas farinhas integrais e nas frutas). Bane do cardápio as oleaginosas, a gordura não pode ser extinta, pois é importante na formação de neurônios e hormônios. Esse tipo de dieta emagrece pois, refeições que soa ricas em fibras estimulam o funcionamento do intestino e arrastam as gorduras no processo digestivo.
•Dieta The Zone: Balanço dos macronutrientes. Segundo o médico Barry Sears, o equilíbrio estabiliza os hormônios e reduz o risco de resistência à insulina, que esta na raiz do ganho do peso. 40% das calorias devem vir dos carboidratos, 30% das proteínas e 30% das gorduras.
Dieta com baixo carboidrato: O carboidrato é reduzido, representa não mais que 20% das calorias ingeridas, as proteínas ganham espaço com 30% e as gorduras iram somar 50%. A dieta privilegia os carboidratos os carboidratos complexos e restringe os carboidratos do tipo simples. Esse tipo de dieta não funciona em longo prazo, em razão da resistência á insulina (comum em que esta acima do peso), nesse caso a produção de hormônio aumenta e o corpo estoca gordura. A pessoa emagrece já que sem carboidratos o organismo entra em processo de Cetose. Consome os estoques de gordura para gerar energia.
•Dieta Mediterrânea: 45% das calorias vêm dos carboidratos, 35% das gorduras e 20% das proteínas. É considerada a que mais se aproxima de uma reeducação alimentar. É rica em carboidratos complexos, o que ira ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e evitará picos de insulina.
•Dieta com baixo teor de gordura: Cada alimento vale certo número de pontos, a dieta é equilibrada, restringe o consumo de calorias, mas não proíbe nada.

Os especialistas confrontaram uma dieta com outra (Baixos carboidratos x Baixas Gorduras x Mediterrânea; Baixas gorduras x exercícios...) e relataram que os “vencedores” foram baixos carboidratos e exercícios. Segundo um dos lideres do estudo, o professor Christopher Gardner, os candidatos a magros devem tentar mais de um plano de perda de peso até encontrar o mais adequado a seu caso.

Postado por: Débora Gurgel
Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article
(revista Marie Claire edição 219- Jun/2009; leia a matéria completa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário