domingo, 28 de junho de 2009

Uma quantidade mínima de carboidrato deve ser ingerida


A maior parte dos carboidratos da dieta deve ser constituída por polissacarídios, como o amido; açúcares, como a sacarose, devem compor uma fração menor. O amido é encontrado principalmente em cereais e seus derivados (pães, massas), raízes e tubérculos (mandioca, batata), e a sacorose, em alimentos doces, mel, etc.

Uma maior ingestão de açúcares, em relação a polissacarídios, determina aumento dos níveis plasmáticos de triacilgliceróis e redução daqueles de HDL-colesterol, resultando em maior risco de ocorrência de doenças cardiovasculares. Essas alterações são atenuadas pela presença de polissacarídios não-digeréveis na dieta. Adicionalmente, os alimentos ricos em açúcares são, namaioria das vezes, pobres em nutrientes essenciais.

Em dietas hipocalóricas, a frutose costuma ser recomendada em substituição à glicose, por não estimular a secreção de insulina pelas células B do pâncreas. Todavia, esta conduta temsido questionada, porque o consuma elevado de frutose resulta em mudanças desfavoráveis do perfil de lipídios plasmáticos, mais acentuados do que as provocadas pelos açúcares em geral.

É necessário ingeris 5g de carboidratos por 100Kcal: 130g para uma dieta de 2,600Kcal. A ingestão de quantidades menores tem como consequência a hipoglicemia, compensada pela intensificação da gliconeogênese a partir de aminoácidos, levando à espoliação proteica e, portanto, a um balanço de nitrogênio negativo. Fica evidente, portanto, a ação poupadora de proteínas desempenhada pelos carboidratos. Ademais, quando a demanda eneregética é suprimida pela oxidação de lipídios, sem ser acompanhada pela ocidação de carboidratos, advém a cetose.

As doses recomendadas de proteínas pressupõem, portanto, a ingestão concomitante de doses adequadas de caboidratos e lipídios, de modo que a maior parte das proteínas exógenas possa ser utilizada na reposição das proteínas endógenas, e não como fonte de energia.

Alguns polissacarídios presentes nos alimentos não são utilizados pelos seres humanos como fonte de energia: são componentes das fibras dietéticas.
Fonte: Livro Bioquímica Básica (Anita Marzzoco e Bayardo B. Torres)
Postado por: Débora Gurgel

Nenhum comentário:

Postar um comentário