terça-feira, 23 de junho de 2009

Dieta de Baixo Carboidrato e a perdo de peso


Será que ela ajuda a perder peso?

Dietas de baixo carboidrato, como o próprio nome já diz, são dietas que restringem a ingestão de carboidratos enfatizando fontes de proteína e gordura. Alguns exemplos dessa dieta são a famosa dieta do dr.Atkins (bem contemplado em postagens anteriores!), Zone diet e Protein Power, essas dietas variam entre si pelas restrições que são feitas em relação a quantidade e os tipo de carboidratos recomendados. São geralmente adotadas por pessoas com intenção de perder peso, mas será que ela realmente ajuda a perder peso?

A teoria por trás da dieta de baixo carboidrato é que ingerindo carboidratos a quebra de gordura é impedida pela elevação da taxa de insulina ao aumentar os níveis de glicose no sangue. Logo, você não queimaria gordura e, conseqüentemente, não perderia peso.Durante a dieta a falta de carboidratos resultaria na queima de gordura para a obtenção da energia de que o organismo necessita. Porém existem outros fatores que explicariam melhor a perda de peso ao longo da dieta.

Geralmente, a dieta de baixo carboidrato ocasiona uma maior perda de peso do que dietas de restrição caloria ou dietas que limitam a ingestão de gordura. Porém a perda de peso depende do seu comprometimento com a dieta e a de baixo carboidrato não tem se mostrado mais fácil de manter do que qualquer outra. Estudos comparando a dieta de baixo carboidrato com a dieta de baixa gordura mostram que após um ano, pessoas desistiram da dieta em taxas parecidas. Isso indica que não é fácil permanecer na dieta de baixo carboidrato por longos períodos.

A perda de água quando a dieta é iniciada favorece a perda de peso. Essa perda de água ocorre devido à quebra de glicogênio, para suprir a deficiência de carboidratos –glicose- no organismo, que possui grande quantidade de água em sua estrutura e quando é quebra libera água aumentando a urinação.

Outro fator que leva a perda de peso na dieta é a diminuição do apetite. Estudos sugerem que uma dieta de baixo carboidrato diminui o apetite, mas o porquê ainda não está claro. O que sabemos com certeza é que uma maior ingestão de proteínas e gorduras prolonga o sentimento de saciedade, por esses alimentos terem uma digestão mais demorada. Além disso, a maioria das dietas de baixo carboidrato reduz o numero de calorias ingeridas já que diminui a variedade de alimentos que você pode comer.

Uma dieta de baixo carboidrato pode trazer alguns benefícios a saúde, como possível baixa nos níveis de colesterol. No entanto, os benéficos dependem em quais alimentos você está ingerindo como parte da dieta. Alimentos com muita gordura saturada, que geralmente se encaixam no perfil de dieta de baixo carboidrato, reduzem os prováveis benefícios à saúde.

Ninguém sabe os efeitos em longo prazo da dieta de baixo carboidrato. Apesar de alguns estudos terem observado os benefícios e os riscos, nenhum foi conduzido por um período longo o suficiente para mostrar se estas dietas aumentam os riscos de doenças que se desenvolvem ao longo de vários anos, como doenças do coração, câncer e problemas nos rins ou nos ossos.

Tradução e resumo de um artigo da MaioClinic
Artigo Original: http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/carbohydrates.html
link: Low-Carb Diets(Mayo Foundation for Medical Education and Research)

Postado por: Ísis Garcia

2 comentários:

  1. Mudei meu cardapio para pratos com baixo carboidrato e realmente está funcionando, ja perdi 8 kilos! Tenho um blog cheio de receitas com baixo carboidrato, e links para artigos sobre a sciencia de alimentos. Vem me visitar no http://maisgorduramenoscarboidratos.com/ !

    Eu estava viciada em açucar, mas agora eu estou me sentindo ótima, sem vales e picos de açucar no sangue que piorou a qualidade da minha vida e me fiz sentir com fome sempre...

    ResponderExcluir
  2. Ora, os esquimós são um ótimo exemplo que a longo prazo não faz mal algum. A dieta deles é exclusivamente de proteína e gordura. Carboidrato zero!

    E possuem uma expectativa de vida altíssima sem doenças vasculares ou do coração...

    ResponderExcluir