segunda-feira, 8 de junho de 2009

Projeto para construção do blog

Dietas de Low Carb

Como o próprio nome diz, “Dieta de Low Carb” é uma dieta de pouco consumo de carboidrato, sendo assim uma dieta rica em proteína. As dietas de baixo carboidrato reduzem drasticamente o consumo de carboidratos, levando à diminuição do peso (Kg), e mantem a massa muscular. Nesse tipo de dieta, o corpo em vez de usar carboidratos como fonte de energia vai fazer uso das gorduras, ocorrendo assim uma mudança no metabolismo.

A pouca ingestão desses macronutriente (carboidrato) prejudica o sistema nervoso central, produz corpos cetônicos (responsáveis pela cetonúria) que fazem mal ao organismo, permiti o catabolismo dos ácidos graxos em água, carboidrato e energia.

Pretendemos expor o funcionamento das dietas Low Carb, a partir do metabolismo do carboidrato (macronutriente considerado fonte primária de energia) e a partir do metabolismo protéico. Quando se reduz a quantidade de carboidratos da alimentação, se reduz também a insulina (hormônio responsável pela redução da glicemia-taxa de glicose no sangue), levando a queima de gordura.

O armazenamento de carboidrato se dá na forma de glicogênio, que mantêm os níveis de glicose (C6H12O6, principal fonte de energia) normais durante períodos de jejum, e, é um combustível para ações musculares. Com o baixo nível de glicose no sangue altera a relação insulina/glucagon.

Daremos ênfase, a uma das dietas mais famosas se tratando deste assunto, a dieta do Dr. Atkin, que segundo ele “tudo se resume em limitar o consumo de carboidratos”, o importante desta dieta é que, ao diminuir o consumo de carboidrato, o corpo terá que queimar a gordura armazenada ao invés dos carboidratos para obter energia.

Também traremos em nosso blog as vantagem e desvantagens da pouca ingestão de carboidratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário