terça-feira, 23 de junho de 2009

Perfil lipídico em crianças obesas: efeitos de dieta hipocalórica e atividade física aeróbica



Perfil lipídico em crianças obesas: efeitos de dieta hipocalórica e atividade física aeróbica (Erika B. Parente; Isabel Guazzelli; Maurício M. Ribeiro; Alexandre G. Silva; Alfredo Halpern; Sandra M. Villares)

O objetivo deste trabalho é analisar o conjunto de uma dieta hipocalórica e atividade física aeróbia em crianças obesas (nas ultimas duas décadas a obesidade infantil aumentou drasticamente). O seguinte estudo foi feito pelo Departamento de Clínica Médica, Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP (Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica da Disciplina de Endocrinologia). Foram estudadas 50 crianças (25 do sexo masculino) obesas separadas em dois grupos: Grupo D (dieta com 55% de carboidrato, 30% de gordura e 15% de proteína – 1.500 e 1.800 kcal) e Grupo DE (mesma dieta + atividade física aeróbia 1 hora por dia, três vezes por semana).
O estudo procurou avaliar o efeito da atividade física aeróbia associado a dieta hipocalórica balanceada sobre o perfil lipídico ( um importante fator de risco cardiovascular). Foram avaliados o índice de massa corpórea (IMC), triglicerídeos, colesterol total (CT) e frações.
Depois de cinco meses de intervenção, foi verificado que:
*A dieta hipocalórica balanceada isoladamente não causou nenhuma alteração significativa no HDL-C (alta densidade colesterol) no grupo D, já no grupo DE foi observado aumento de HDL-C (o possível aumento pode ter sido causado pelo efeito do exercício nesta fração do colesterol, já que não houve aumento no nível de triglicerídeos).
*O IMC e a composição corporal de ambos os grupos, obtiveram redução do IMC, sendo o do DE maior. A atividade física proporcionou melhora da composição corporal das crianças, diminuindo massa gorda e preservando massa magra (a atividade física ajudou na diminuição do peso corporal, mas também, favorece o equilíbrio saudável entre massa gorda e massa magra).
*Dieta hipocalórica isolada e dieta hipocalórica associada á atividade física aeróbia levam á diminuição do CT e LDL-C em crianças obesas dislipidêmicas. A dieta hipocalórica com atividade física aumenta os níveis de HDL-C em crianças obesas independentemente do valor basal, e melhora a composição corporal destas crianças diminuindo massa gorda.

Fonte: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302006000300013&lang=pt
(Para ler o artigo completo)

Postado por: Débora Gurgel

Nenhum comentário:

Postar um comentário